A teoria dos grafos e o Espaço Cibernético

Uma visão integradora

A teoria dos grafos associada ao contexto social, permite ao analista uma melhor visão das interações existentes no ambiente interno e externo do objeto de estudo.

Essa consciência situacional apurada, será refletida na produção de vetores, que irão construir estratégias para futuros mais adequados.

As ações irão focar em soluções práticas para os problemas levantados durante a análise da Matriz SWOT.

A integração das ferramentas apresentadas indicam que a construção do futuro passa pelo entendimento das relações internas no nível pessoal e estrutural, bem como as suas integrações externas.

Geralmente, atribuída ao filósofo grego Sócrates (479-399 a.C.), a frase, “conhece-te a ti mesmo” é, na verdade, a inscrição que se via na entrada do Oráculo de Delfos. Neste local, dedicado ao deus Apolo, buscava-se o conhecimento do presente e do futuro por intermédio de sacerdotisas.

Desta forma, os grafos permitem o conhecimento do presente e a projeção do futuro, que por meio de ações estratégicas carregará uma grande probabilidade de sucesso.

Essa filosofia possui potencial para ser empregada  nas  análises sobre os atores integrantes do ecossistema cibernético , na medida em que as suas relação serão mapeadas e calculadas em termos de excentricidade e relevância por meio de algoritmos.

Fonte: Livro " O futuro nos aguarda! Só não precisa ser uma surpresa".