As incertezas criticas sobre o futuro cibernético

Pensando o futuro

Nada é tão incerto quanto a construção do futuro cibernético, na medida em que o Espaço Cibernético é constantemente modificado a cada inovação tecnológica implementada no seio social.

Neste contexto, selecionaram-se questões essenciais para o fomento do debate sobre o Poder Cibernético no jogo desenvolvido no Espaço Cibernético pelos múltiplos atores presentes neste ecossistema.

Assim, os questionamentos possuem a finalidade de aprofundar a análise sobre as possibilidades de futuro que podem ser desenhadas para o ciberespaço:

Existe a possibilidade real da transformação do modelo econômico clássico, fundamentada na condição de escassez, para um modelo de abundância construído pela revolução industrial gerada pela revolução energética associada à revolução dos materiais e operacionalizada pela aceleração da Inteligência Artificial, fruto das capacidades geradas pela Computação Quântica? Neste contexto, o emprego do Poder Cibernético será ampliado como projeção do Poder Nacional devido aos referidos avanços tecnológicos promoverem vantagens estratégicas entre os Estados?

A falta de tangibilidade dos efeitos cibernéticos irá manter o ciberespaço sem uma governança efetiva que regule o papel dos múltiplos atores presentes?

A constatação deste cenário irá potencializar um ambiente de crise fundamentado na incerteza, ambiguidade, volatilidade e complexidade, obrigando aos Estados aumentarem seus investimentos na consolidação de seu Poder Cibernético, como forma de projeção de seu Poder Nacional, voltado à conquista e manutenção da liberdade de ação para viabilizar os interesses de Defesa Nacional?

O aumento do controle social, viabilizado pela datificação e o crescimento dos dados pessoais disponibilizados nas redes sociais, irá restringir a privacidade dos cidadãos em prol da promoção de maior segurança estatal? Nessa condição, o Estado utilizará o ciberespaço por meio do Poder Cibernético Específico para mitigar oposições internas e externas ou construir bolhas informacionais voltadas à promoção de seus interesses nacionais?

Os avanços na expressão científica e tecnológica irão ser limitados no momento em que a tecnologias disruptivas emergentes proporcionarem às máquinas a capacidade de aprendizado profundo, ao ponto do auto aprendizado igualá-las às capacidades humanas? Neste momento, as desigualdades no seio do Sistema Internacional serão potencializadas e o centro de gravidade do Poder, que irá separar os dominantes dos dominados, será o Poder Cibernético?

Os avanços tecnológicos promoverão o aumento das capacidades cibernéticas necessárias à consolidação do Poder Cibernético Militar, direcionado à conquista dos objetivos nacionais por meio da guerra cibernética? Neste cenário, o crescimento do emprego do referido poder como projeção do Poder Nacional poderá conduzir os Estados à escalada do conflito ao ponto de transformá-lo em um conflito nuclear?

Entende-se que a tentativa de responder às incertezas críticas formuladas irá gerar múltiplas possibilidades de emprego do Poder Cibernético como projeção do Poder Nacional.

Fonte: Livro " O jogo  do Poder no Espaço Cibernético".